25 de jul de 2009

Aula - Tangram



O Tangram é um jogo antigo Oriental constituído por sete peças (também conhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Pode-se dizer que o Tangram é um quebra-cabeça e o objetivo deste jogo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.
Uma das lendas encontradas que conta sobre a sua origem diz que um imperador chinês quebrou um espelho. Ao tentar consertá-lo, percebeu que as sete peças que ficaram poderiam ser remontadas de diversas formas diferentes, criando assim inúmeras figuras.
Para montar o Tangram você não precisa ter nenhuma habilidade especial, apenas tempo, paciência e muita imaginação. A única regra do jogo é que as figuras formadas devem conter todas as sete peças.
Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic
Os alunos do 2ª Ano "D" da Professora Rosenir trabalharam com o Tangram.Primeiro eles reconheceram cada peça do tangram em suas formas geométricas desenvolvendo o raciocínio lógico e geométrico, habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras e praticaram as relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas.

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic
A Professora Rosenir utilizou o tangram para levar os alunos a perceberem a formas geométricas, representá-las, construí-las, nomear objetivos e criar formas a partir delas. Desenvolvendo a capacidade de visualização, de percepção espacial, de análise e criatividade.







Parabéns Professora Rosenir.

Artigos Relacionados

0 comentários: